quarta-feira, 22 de abril de 2009

PRIMEIRO CINEMA DE NATAL - POLITEAMA

Natal realmente é a capital do estado, porém, em muitas coisas perde para Mossoró, e no futuro Mossoró será maior do que ela, tendo em vista que, enquanto Natal, apenas possui uma área teritorial de 180 quilômetros, Mossoró dispõe de 2.500 km², sendo que Natal já não pode mais crescer horizalmente, e sim, verticamente, enquanto, Mossoró pode crescer , crescer e crescer horizontal. No cimema, nossa querida e amada cidade de Mossoró ganha da capital, a qual somente 4 anos depois da instalação da sétima arte, a 12 de setembro de 1908,somente em 1912, foi que, Natal ganhou seu primeiro cinema, estou me referindo ao extinto Politeama, primeiro cinema de Natal, localizado na Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira, de propriedade do senhor Petronilo Gomes de Paiva, dono da firma GUERGEL & PAIVA. Era um prédio amplo com dois salões: um de entrada e outro de bilhar, com decoração luxuosa, tendo espelhos de cristal. Atrás do primeiro salão ficava uma área descoberta onde ficavam plantas e mesinhas, podendo os espectadores assistirem filmes tomando sorvete e chocolate. Por trás, ficava o salão de projeção com camarotes especiais para o governador e demais autoridades. O Politeama foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1912 com banda de música, servindo-se bebidas e com a primeira sessão gratuita.

ORIGEM DO CINEMA


ORIGEM
MUNDO
Indícios históricos e arqueológicos comprovam que é antiga a preocupação do homem com o registro do movimento. O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através de figuras. O jogo de sombras do teatro de marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema. Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica.
Jogos de sombras – Surge na China, por volta de 5.000 a.C. É a projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados. O operador narra a ação, quase sempre envolvendo príncipes, guerreiros e dragões.
Câmara escura – Seu princípio é enunciado por Leonardo da Vinci, no século XV. O invento é desenvolvido pelo físico napolitano Giambattista Della Porta, no século XVI, que projeta uma caixa fechada, com um pequeno orifício coberto por uma lente. Através dele penetram e se cruzam os raios refletidos pelos objetos exteriores. A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo, no interior da caixa.
Lanterna mágica – Criada pelo alemão Athanasius Kirchner, na metade do século XVII, baseia-se no processo inverso da câmara escura. É composta por uma caixa cilíndrica iluminada a vela, que projeta as imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.
BRASIL
Em 8/7/1896, apenas sete meses depois da histórica exibição dos filmes dos irmãos Lumière em Paris, realiza-se, no Rio de Janeiro, a primeira sessão de cinema no país. Um ano depois, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles inauguram, na rua do Ouvidor, uma sala permanente. Em 1898, Afonso Segreto roda o primeiro filme brasileiro: algumas cenas da baía de Guanabara. Seguem-se pequenos filmes sobre o cotidiano carioca e filmagens de pontos importantes da cidade, como o Largo do Machado e a Igreja da Candelária, no estilo dos documentários franceses do início do século.
RIO GRANDE DO NORTE
O cinema norte-rio-grandense teve início no dia 12 de setembro de 1908, na cidade de Mossoró, através de um apodiense, o empresário FRANCISCO RICARTE DE FREITAS, com o CINE-TEATRO "ALMEIDA CASTRO"
APODI
Em 1963 foi criado o primeiro cinema de Apodi, o CINE DEON, de proipreiedade do senhor Altino Dias de Paiva

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES  NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, LINKS,. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, .,COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

Minha lista de blogs

BARAÚNAS

BARAÚNAS
O LEÃO DO OESTE

CINEMA

CINEMA

NÚMERO DE VISITANTE: